A prefeitura de Santa Maria está correndo contra o tempo para encaminhar a licitação para uma nova administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até o final de setembro, quando a Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas) deve deixar o serviço, uma nova prestadora deve assumir a função.
Na tarde desta segunda-feira, a Secretaria de Saúde concluiu o Termo de Referência, documento que antecipa uma licitação. Com o documento pronto, o processo terá continuidade, ainda nesta semana, com a Secretaria de Finanças, que fica responsável pela licitação.
O prefeito já pediu que o processo tenha urgência. O termo de referência foi feito com todo o cuidado possível para que não precisemos voltar e concluir o mais rápido possível. Ainda não podemos falar em datas e prazos, mas há uma chance de a licitação sair nesta semana explicou Solange Capaverde, secretária adjunta de Saúde.
A prefeitura não informou qual será o valor do repasse para a futura gestora do Samu, mas explicou que deve continuar semelhante ao valor que é repassado para a Sefas, R$ 178 mil por mês. Segundo Solange, a licitação será para administração de quatro ambulâncias. A quinta, que atualmente está aguardando conserto, continuará a ser uma reserva para os municípios da região.
"